41. A Sociolinguística na sala de aula: uma experiência com o gênero entrevista oral

Autores

  • FRANCISCO, Joseane Aparecida de Souza (UEMS)
  • COSTA, Natalina Sierra Assêncio (UEMS)

Resumo

     Sabemos que o ensino de Língua Portuguesa das escolas brasileiras está voltado à língua culta. No entanto, também é fato de que a heterogeneidade linguística é um fator relevante no processo educacional, assegurando aos alunos o direito de prestigiar as diversas variedades da língua, ressaltando as diferenças sociolinguísticas presentes nas situações e intenções discursivas que a linguagem adere de acordo com o propósito comunicativo. Em um país de grande extensão territorial como o Brasil, é importante analisar os diversos aspectos de variedade linguística, respeitando e valorizando a língua materna. Nesse sentido, o presente artigo apresenta um relato de experiência voltado para o ensino de língua portuguesa, dentro dos princípios da sociolinguística, tendo como enfoque uma atividade de produção e análise de entrevistas orais, realizadas por alunos do 7º ano A da Escola Municipal Prof. Licurgo de Oliveira Bastos (Campo Grande-MS), no 3º e 4º bimestre no ano de 2018, com grupos de pessoas de escolaridade e idades diferentes, tornando possível, por meio da mediação do professor, desenvolver uma pedagogia da variação linguística, a partir de experiências reais dos alunos, com o intuito de promover uma reflexão sobre a língua materna e seu uso. Como resultado dessa pesquisa, foi possível os alunos construírem conceitos a respeito da variação linguística, para se tornarem mais competentes no uso das variedades prestigiadas, sem menosprezar as outras variantes.

Palavras-chave:

Ensino. Sociolinguística. Variação linguística.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos