40. A Sociolinguística e suas contribuições para os avanços no ensino de LP

Autores

  • DORNELAS, Elisângela Ferreira Gomes (UENF)
  • BARROSO, Roberta Santana (UENF)
  • FREITAS, Edilaine da Silva (UENF)
  • LUQUETTI, Eliana Crispim França (UENF)

Resumo

     O presente artigo tem por finalidade refletir sobre a sociolinguística e suas contribuições para o estudo da língua bem como sua relação com a sociedade, enquanto ciência autônoma e interdisciplinar e os seus benefícios para a educação, em especial, para o ensino de Língua Portuguesa. Ainda se discorre sobre as premissas que aplainaram esse caminho, sendo elas, o relativismo cultural e heterogeneidade linguísticas, ambas tratam de duas particularidades da língua, heterogênea e mutável, valendo-se de recursos de variações. É um trabalho metodologicamente estruturado por uma pesquisa bibliográfica, composta de fontes teóricas que embasam a importância da Sociolinguística e evidenciam sua aplicabilidade. Constatou-se que a Sociolinguística se tornou grande aliada no processo de ensino e que o estudo da língua é vital para a convivência humana e para a aprendizagem.

Palavras-chave:

Ensino. Língua. Linguagem.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos