33. A prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa: dos PCNLP à BNC

Autores

  • BARBOSA, Gislaine de Paula (UFT)
  • OLIVEIRA, Marizane Magalhães de (UFT)
  • LEITE, João de Deus (UFT)

Resumo

     Neste artigo, organizado a partir de um recorte da dissertação de mestrado de Gislaine de Paula Barbosa, colocamos a prática de análise linguística em perspectiva, apresentando um panorama geral desta prática a partir Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PNCLP) e como prática de linguagem presente em todos os campos de atuação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nosso objetivo é mostrar que a prática de análise linguísticarequer uma reflexão para que ocorra formação e implementação de práticas de linguagem produtivas nas escolas de educação básica. Para isso, observamos os próprios documentos oficiais e também estudos linguísticos que tematizam essa perspectiva, como os de Geraldi (2012), Bezerra e Reinado (2013), Leite (2016), Luiza Silva (2016), entre outros. Realizado uma pesquisa qualitativa documental, consideramos que a prática de análise linguística está estabilizada em face à sua historicidade e ao seu aspecto teórico, mas que ainda requer constante reflexão e atuação, tendo em vista que a BNCC está em fase de implementação e que o ensino de Língua Portuguesa na educação básica exige aperfeiçoamento. Por isso, este artigo é um modo de olhar para a BNCC na perspectiva formadora em relação ao trabalho com a linguagem nas aulas de Língua Portuguesa da educação básica.

Palavras-chave:

BNCC. Análise linguística. Aulas de Língua Portuguesa.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos