27. A literatura ergódica nos currículos escolares brasileiros

Autores

  • DUARTE, Layssa de Jesus Alves (UFT)
  • OLIVEIRA, Luiz Roberto Peel Furtado de (UFT)

Resumo

     Este texto busca, como objetivo final, traçar uma breve reflexão sobre a inclusão da literatura ergódica nos currículos escolares brasileiros. Para alcançar este objetivo, buscamos nas diretrizes curriculares e em alguns dados sobre produção de estudos acadêmicos evidências que direcionem ao aproveitamento desse tipo de literatura nas escolas. Julgamos importante tratar também sobre o conceito de literatura ergódica e sua importância na contemporaneidade. Assim, o texto busca responder de forma breve a três questionamentos: (i) “o que é literatura ergódica?” (ii) “qual a importância da literatura ergódica no contexto contemporâneo?” e (iii) “o que tem sido feito no Brasil para aproveitar o potencial da literatura ergódica na educação?”. Para buscar respostas a estas indagações, utilizamos Aarseth (1997), Oliveira (2018), Serres (2015), Grompone (2007), dentre outros referenciais importantes. Constata-se que ainda há ausência dessa literatura nos currículos, primeiro porque as diretrizes curriculares foram elaboradas na mesma época em que surgia o conceito de literatura ergódica, ou seja, por ser algo demasiado recente para a época, possivelmente ainda era desconhecido pela academia e pelos autores das diretrizes; e, segundo, porque não houve atualização das diretrizes e a produção de estudos acadêmicos nessa área ainda é escassa, gerando pouca influência sobre os currículos e sobre a formação docente.

Palavras-chave:

Cibercultura. Currículo. Literatura ergódica.

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos