18. A importância da formação continuada na (re)construção da identidade profissional crítica do professor de Língua

Autores

  • LIMA, Franqueslane Ferreira de (UFT)
  • BARBOSA, Selma Maria Abdalla Dias (UFT)

Resumo

     O presente trabalho visa contribuir para a discussão da importância da formação continuada na (re)construção da identidade profissional crítica do professor de Língua Portuguesa na perspectiva da educação inclusiva, apresentando algumas reflexões sobre a formação inicial e continuada de professores, bem como a eficácia das leis de inclusão no cotidiano escolar. A discussão perpassa tanto pelo método da pesquisa interventiva quanto uma reflexão específica, em torno da formação continuada docente no processo ensino–aprendizagem do aluno incluso na sala de aula do ensino regular através da pesquisa-ação crítica colaborativa (THIOLLENT, 1994) ao trabalho do professor. Os instrumentos de pesquisa que poderão viabilizar a consecução do objetivo pretendido são: entrevistas semiestruturadas e o procedimento da análise documental, estudo de caso e depoimento. Participarão da pesquisa professores de Língua Portuguesa das séries finais do Ensino Fundamental. Espera-se que essa pesquisa possa auxiliar na implementação e desenvolvimento da educação inclusiva de forma efetiva em sala regular, conforme (MATOAN, 2003). Discutiremos também sobre a aprendizagem dos professores como um mero processo de continuidade e para servir de embasamento teórico ao estudo aqui apresentado, buscamos a contribuição de autores conceituados como: (ZABALA, 1998), (NÓVOA, 2003), (PERRENOUD, 2000) e outros. Portanto, o ofício de ensinar implica obrigatoriamente a constante tarefa de aprender.

Palavras-chave:

Reflexões. Percepções. Formação continuada.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos