15. A gramática contextualizada e suas aplicações direcionadas às produções escritas

Autores

  • HELER, Ione Eler e (UEMS)
  • BARROS, Silvia Helena (UEMS)
  • CHAVES, Adriana Lúcia de Escobar (UEMS)
  • AZEVEDO, Adélia Maria Evangelista (UEMS)
  • COSTA, Natalina Sierra Assêncio (UEMS)

Resumo

    O ensino da gramática da língua portuguesa, LP, não é tarefa fácil, no entanto é um desafio que precisamos enfrentar, e um dos maiores é fazer com que os alunos do ensino fundamental apliquem os conceitos gramaticais de concordância e ortografia na produção escrita. O presente artigo busca discutir a problemática entre regras gramaticais de concordância e ortografa na escrita da norma padrão da LP, nos textos narrativos ficcionais como conto e memórias, estendendo essa discussão para orientação individual e análise linguística. Para fundamentar nosso artigo, tomamos por base os conceitos da gramática contextualizada seguimos com Possenti (1996), Geraldi (2015), Marcuschi (2008) e também nas habilidades de produção textual presentes na BNCC. O estudo de metodologias direcionadas à prática de LP que facilitem a prática criativa e que incentivem outros professores que enfrentem semelhante desafio na rotina no ensino da modalidade escrita da língua. Este trabalho é um estudo de caso tomando como foco os resultados obtidos de atividades realizadas em uma turma de oitavo ano de uma escola municipal de Terenos–MS e em uma turma de nono de uma escola da rede Estadual de Corumbá-MS.

Palavras-chave:

Gramática contextualizada. Produção de texto. Ensino.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos