08. A contribuição dos heróis na leitura e na interpretação para os alunos do Ensino Médio

Autores

  • LEMES, Antônia Aparecida da Silva (SED)
  • GOMES, Nataniel dos Santos (UEMS)

Resumo

     Este trabalho visa colaborar na resposta aos anseios dos educadores do ensino básico, seja de escolas públicas ou de escolas privadas, para trabalharem com os estudantes do ensino médio por meio do gênero histórias em quadrinhos (HQs). Atualmente ainda há fragmentos deste gênero nos livros e/ou apostilas didáticas, ou seja, o estudo se tornou conciso porque as tirinhas, como são chamadas, não são vistas como textos didáticos, mesmo em se tratando de linguagem verbal e não verbal e que traz as características do texto narrativo. Ainda há certa desvalorização deste gênero tão complexo, mas pouco valorizado, dentro das perspectivas linguísticas. O objetivo deste trabalho é analisar a contribuição das HQs, especificamente, os heróis da Marvel, os X-Men na Graphic Novel, Deus ama, o homem mata, de Chris Claremont e Eric Anderson. Essa obra foi escrita para leitores adultos, porém serviu de inspiração para a adaptação cinematográfica para adolescentes. Assim, a leitura da HQ na íntegra proporciona aos alunos linguagens ricas em detalhes na arte e na presença dos diálogos dos balões das cenas, além da estilística. Com ênfase na interpretação do contexto, isto é, temas que essa obra completa apresenta como: fanatismo, intolerância, etc., e que há inserção nos temas transversais à luz da Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

Palavras-chave:

Heróis. Leitura. Temas.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos