07. A contribuição da Linguística Textual à leitura em contexto prisional

Autores

  • SOUSA, Inácia Neta Brilhante de (UFT)
  • MEDEIROS, Valéria da Silva (UFT)

Resumo

     O artigo em tela tem o intento de apresentar as contribuições da linguística textual à leitura em contexto prisional, bem como expor acerca dos benefícios da leitura para a vida social dos apenados, considerando além da remição penal. Sabe-se que a leitura é de suma relevância para a formação do sujeito. No contexto prisional, ela assume um valor mais expressivo tendo em vista a necessidade de reinserção, na sociedade, dos apenados, cuja situação de marginalização pode ser minimizada ao adentrarem ao mundo da leitura. A metodologia utilizada nesta pesquisa contempla uma abordagem qualitativa a partir de levantamento bibliográfico em livros e artigos que versam sobre o tema. Assim, considera-se que a leitura em contexto prisional pode contribuir não somente par a remição de pena, mas ser consolidada como uma prática social que, ao ser potencializada a partir de conhecimentos provenientes da Linguística Textual, viabiliza aos sujeitos não somente entender o mundo que os cerca, como também adquirir conhecimento, tornando-se um sujeito mais consciente e crítico acerca de sua realidade bem como de diversos assuntos que permeiam a sociedade. Inicia-se a abordagem apresentando a relação existente entre a leitura e a Linguística Textual, em seguida a leitura no contexto prisional e como ela pode ser potencializada a partir da Linguística Textual.

Palavras-chave:

Leitura. Contexto prisional. Linguística textual.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos