05. A construção da coerência em produções textuais da educação básica

Autores

  • BORGES, Antonia Aparecida Pereira (UFT)
  • GOMES, Davi Pereira (UFT)
  • MELO, Márcio Araújo de (UFT)

Resumo

     Este trabalho aborda o modo como alguns alunos do Ensino Fundamental constroem a questão da coerência textual em suas produções de texto. A coerência, no âmbito dos estudos da Linguística Textual, é considerada como um fator de textualidade. Nesse campo, o conceito de coerência passou por diferentes definições, tendo em vista o escopo de cada fase da Linguística Textual. Interessa-nos, neste trabalho, pensar a coerência como princípio de interoperabilidade de texto, na vertente proposta por Kock e Travaglia (2001) e por Charolles (1978). Assim, objetivamos analisar e problematizar o modo como os alunos produzem a coerência de seu texto, quando a ele é demandado escrever em sala de aula. De possedas produções de textos, vamos particularizar para análise os seguintes elementos que constituem o fator de coerência textual: (1) Repetição (2) Progressão (3) Não contradição (4) Relação. Considerando esses elementos, mostraremos que a coerência responde pelo efeito de sentido de um texto, e que o aluno deve respeitá-los. A ancoragem teórica dar-se-á em autores como: Koch e Travaglia (2001), Marcuschi (1983), Michel Charolles (1978). O método de análise é constituído pelo movimento de pensar a produção textual, como um objeto simbólico que é fruto das demandas escolares. Assim, a metodologia empregada para obtenção dos dados foi a análise textual da escrita de alunos do ensino fundamental II tendo como princípio norteador dessa análise a Linguística Textual.

Palavras-chave:

Coerência. Interpretabilidade. Metarregras Produção Textual.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos