03. A biblioteca como espaço de incentivo para formação de leitores literários

Autores

  • PEREIRA JUNIOR, Nilo Marinho (UFT)
  • MEDEIROS, Valéria da Silva (UFT)

Resumo

     Partindo da premissa de que muitos alunos têm chegado à universidade com poucas habilidades de escrita e leitura; e que a leitura literária pode contribuir de forma significativa para a formação de leitores; este trabalho é um recorte da dissertação defendida pelo autor e tem como objetivo apresentar a biblioteca universitária como um espaço de incentivo à formação de leitores literários. Para sustentação teórica deste trabalho, faremos uma incursão nas seguintes temáticas: dificuldade de leitura e escrita dos alunos no ensino superior, a relação do leitor com a leitura no processo de formação de leitores, o papel das bibliotecas como promotora de ações de incentivo à leitura e o processamento de letramento. Em relação à metodologia, este trabalho terá uma abordagem qualitativa de cunho descritivo, sendo bibliográfica e estudo de caso. Será descrito a importância da biblioteca no processo de formação de leitores literários na universidade. Para tanto serão descritas e analisadas algumas ações de incentivo à leitura realizadas na Biblioteca Professor Severino Francisco da UFT. Este trabalho apresenta, como resultado, a relevância da biblioteca como um espaço que soma esforços no processo de formação de leitores, permitindo que os alunos tenham acesso à leituras literárias, mas que os livros também circulem na universidade.

Palavras-chave:

Biblioteca. Leitura literária. Incentivo à leitura.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos