01. A abordagem de Bakhtin e Fiorin sobre linguagem e ideologia e sua relação com a sala de aula

Autores

  • OLIVEIRA, Yoná Milhomem de (UEMASUL)
  • SANTOS, Carlos Alberto Fonseca (UEMASUL)
  • SOUSA, Inácia Neta Brilhante de (UEMASUL)

Resumo

     A linguagem, tomada como meio de interação social, pode ser afetada por fatores sociais. Nesse sentido, a sala de aula é o lugar no qual acontecem interações a partir da linguagem e onde se desenvolvem a formação ideológica dos indivíduos. Tomando como base as abordagens de Bakhtin e de Fiorin, as quais versam acerca da linguagem e da ideologia, o presente artigo tem por objetivo apresentar o vínculo existente entre esses dois sistemas e a partir disso analisá-los sob a perspectiva da sala de aula. A metodologia utilizada para a abordagem da temática fundamenta-se em levantamento bibliográfico de cunho descritivo exploratório, contemplando os referidos teóricos. Tendo em vista os elementos que subsidiam a Linguística, entende-se que a palavra, ao ser portadora de significado e poder, com grande potencial ideológico, é uma ferramenta que viabiliza a relação dialógica e a construção da existência humana, potencializadas em sala de aula.

Palavras-chave:

Interação Social. Ideologia e Linguagem. Sala de Aula.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos