01. A cultura como base para o ensino de inglês – uma experiência através de metodologias ativas

Autores

  • SILVEIRA, Gustavo Estef Lino da (UERJ)

Resumo

     O presente trabalho tem como objetivo demonstrar de que forma a cultura exerce papel central no ensino de uma língua estrangeira, neste caso, o inglês. De acordo com Moran (2001) são cinco as dimensões que compõem as experiências culturais. Partindo desta premissa, levamos também em consideração duas metodologias ativas: a sala de aula invertida e a abordagem baseada em projetos para criarmos um curso de inglês on-line com ênfase na cultura e história estadunidenses que se adequasse aos desafios impostos aos alunos de uma escola pública do Rio de Janeiro diante da suspensão das aulas presenciais devido à pandemia de Covid-19 no ano de 2020. Através de uma entrevista com estagiários de Letras, que atuaram nas turmas on-line, foi demonstrada a importância do aspecto cultural na motivação dos alunos e também na construção de sentido através da ativação de conhecimento prévio dos estudantes.

Palavras-chave:

Cultura. Ensino de inglês. Metodologias ativas.

Downloads

Publicado

05-12-2021

Edição

Seção

Artigos