20. Para não sucumbir à cegueira metodológica: o caso das tecnologias digitais e a educação de surdos e ouvintes

Autores

  • FARIAS, Caio dos Santos (UFPB)
  • SANTANA, Wilder Kleber Fernandes de (UFPB)
  • SILVEIRA, Éderson Luís (UFPB)

Resumo

     Durante um mês de 2018, duas vezes por semana foi observada uma turma de 28 alunos do ensino fundamental na qual um dos discentes é surdo. A instituição, situada no município de Pombal, no nordeste do Brasil, em um bairro de baixa renda e alta vulnerabilidade social, é uma das únicas da cidade que tem apoio e suporte educacional para surdos. Diante disso, verificou-se a influência das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação de surdos e ouvintes com ênfase na relação de surdos com tecnologias digitais a partir da amostragem utilizada. Entre os artefatos tecnológicos observados destacaram-se o Dicionário de Lingua Brasileira de Sinais, slides, vídeos e disciplinas virtuais. Neste âmbito, a relação das tecnologias de informação e comunicação com a educação dos surdos em contextos de ensino no qual são desenvolvidas atividades para surdos e ouvintes se articula ao exercício da cidadania e da emancipação desses sujeitos diante do uso dessas tecnologias. O foco se dá na apresentação das potencialidades de utilização das tecnologias na educação de surdos e ouvintes considerando os elementos necessários para a efetivação de um projeto de educação bilíngue libras-português devido ao fato de haver, atualmente, uma escassa produção nessa área acerca dos desafios de inclusão de surdos em experiências educacionais.

Palavras-chave:

Educação. Língua brasileira de sinais. Tecnologia.

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Publicado

05-12-2019

Edição

Seção

Artigos