17. O dicionário como recurso pedagógico: uma análise dos volumes VI, VII e VIII da coleção As ciências do léxico

Autores

  • SOUSA, Paulo Santiago de (UNESP)
  • MURAKAWA, Clotilde de Almeida Azevedo (UNESP)

Resumo

     A aprendizagem do léxico está intimamente relacionada com a obra lexicográfica, pois o dicionário é um recurso indicado para a consulta de novos vocabulários, seja na língua estrangeira ou materna, contribuindo, consequentemente, para o enriquecimento da competência lexical do usuário. Neste artigo faz-se um levantamento dos textos publicados nos volumes VI, VII e VIII da série As Ciências do Léxico, na seção de lexicografia, que analisam a estrutura de dicionários destinados aos ambientes escolares, apresentando sugestões que ajudam a qualificar o dicionário escolar por meio de pesquisas lexicográficas pedagógicas. A metodologia aplicada é de caráter bibliográfico e utilizamos os métodos quantitativos e qualitativos. O resultado da pesquisa aponta para a necessidade de se ampliar o número de textos destinados a investigar o dicionário como instrumento pedagógico (DIP) na referida série, e melhorar sua qualidade no que tange, principalmente, ao seu aspecto estrutural.

Palavras-chave:

Aprendizagem do léxico. As ciências do léxico. Lexicografia.

Downloads

Publicado

05-12-2019

Edição

Seção

Artigos