5. A organização retórica do gênero introdução de monografia

Autores

  • SANTANA, Fabíola de Jesus Soares (UEMA/UFPE)
  • QUEIROZ, Nayara da Silva (UNNIVATES)

Resumo

     O presente artigo apresenta parte dos resultados do projeto “Interações acadêmicas e gêneros escritos: proposta de ensino de língua com fins específicos”1 que tem como corpora monografias de conclusão do curso de geografia licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Para este artigo, foram selecionadas 11 introduções de monografias, analisadas a partir da abordagem teórico-metodológica da análise de gênero textual de John Malcolm Swales (1990, 1992, 1993, 1998, 2012). Assim, este estudo propõe fornecer subsídios para que os estudantes universitários reconheçam e exercitem o gênero introdução de monografia a partir de suas características formais e funcionais, a fim de que realizem eficazmente os propósitos comunicativos desse gênero e as práticas sociais que o envolvam na comunidade acadêmica e discursiva.

Palavras-chave:

Escrita acadêmica. Gênero textual. Organização retórica.

Downloads

Publicado

05-12-2019

Edição

Seção

Artigos