02. “A árvore”, de Bartolomeu Campos de Queirós na escola: uma leitura de fruição

Autores

  • FERNADES, Caroline (UERJ)

Resumo

     Este artigo ocupa-se em refletir, sobretudo, acerca da importância da leitura de fruição nas práticas de escolarização. Para a elaboração de uma reflexão coerente no que diz respeito à proposição de uma prática diferente das comumente adotadas no trabalho com a leitura, buscou-se conhecer o contexto histórico-social da inserção da literatura na escola, compreender a forma que a função de mediador, incorporada pelo professor, pode adquirir, a fim de colaborar com a ruptura de didáticas que não têm a fruição como objetivo.  Além disso, discorrer sobre a relevância da literatura na vida dos indivíduos. Para tanto, adotou-se a obra “A árvore”, com seu encantamento poético e inventividade metafórica, como base para a inspiração de um trabalho literário espontâneo e prazeroso. As práticas pedagógicas levantadas como possíveis ferramentas para a obtenção de prazer por meio de leituras foram aplicadas em uma escolha privada situada no Rio de Janeiro, trazendo consigo respostas preciosas aos questionamentos iniciais construídos como base para a pesquisa. Pretende-se, com as questões apresentadas, aproximar mais professores à leitura de fruição como didática e, posteriormente, aprofundar os conhecimentos adquiridos para possibilitar que as ideias impulsionem ainda mais força motriz às escolas.

Palavras-chave:

Leitura de fruição. Literatura escolarizada. Bartolomeu Campos de Queirós

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos