07. A décima classe do Schola Aquitanica (1583): comentários sobre o ensino de latim

Autores

  • SANTOS, Melyssa Cardozo Silva dos (UFF)

Resumo

     O presente trabalho tem por objetivo analisar, a partir dos fundamentos teórico-metodológicos da Historiografia da Linguística, apresentados por Pierre Swiggers, a décima classe do documento conhecido por Schola Aquitanica (1583), regimento interno do Colégio de Guiena, redigido pelo humanista português André de Gouveia (1497–1548). O modelo de educação linguística era inspirado no círculo intelectual de Erasmo de Roterdã e no desenvolvimento da corrente de pensamento do humanismo renascentista, pautado pelo ensino das línguas clássicas, no modelo dos colégios trilíngues. A décima classe era a classe educacional inicial do colégio, e o plano de estudos registra a alfabetização latino-francesa da época. Por fim, o documento é tema de estudos da Linguística Missionária, tendo em vista que o conteúdo de alfabetização era relacionado à matéria de cunho catequético, como parte da doutrinação cristã, no clima intelectual quinhentista. O humanista André de Gouveia contribuiu para a fundação do Real Colégio das Artes de Coimbra (1548), em Portugal, e o Schola Aquitanica assim teria influência na recepção do humanismo renascentista nesse contexto.

Palavras-chave:

Gramaticografia renascentista. Linguística missionária. Schola Aquitanica.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos