09. A eficácia do treinamento auditivo na fluência da leitura

Autores

  • WILLIAM, Elizabeth Matilda Oliveira (UENF)
  • SILVA, Daniela Pereira da (UENF)
  • DENUCCI, Moniki Aguiar Mozzer (UENF)
  • SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de (UENF)

Resumo

     Uma leitura de qualidade representa a oportunidade de ampliar a visão do mundo e muitas habilidades estão envolvidas nesse processo, caso estejam alteradas interferem na fluência leitora. O treinamento auditivo promove estratégias utilizadas para desenvolver ou reabilitar habilidades auditivas alteradas. O objetivo deste trabalho foi relatar a importância da fluência leitora e a relevância do treinamento auditivo para indivíduos com alterações na aprendizagem, tendo como dificuldade a fluência da leitura. Apresentando um estudo de caso de um indivíduo do sexo masculino, 9 anos de idade, com transtorno de desenvolvimento da linguagem e comorbidade com TDAH. O método utilizado foi o treinamento auditivo musical, sendo aprovado pelo comitê de ética e pesquisa (CEP) com 12 sessões sendo uma vez por semana presencialmente e diariamente em casa como atividade reforço. O resultado foi considerado satisfatório. Não houve melhora na fluência, porém o indivíduo apresentou menos trocas, omissões e adições de letras e fonemas, assim como obteve melhora na prosódia e compreensão.

Palavras-chave:

Fluência. Leitura. Treinamento auditivo.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos