16. A interlocução entre linguagem, cognição e interdisciplinaridade

Autores

  • BALBI, Edma Regina Peixoto Barreto Caiafa (IFF e UENF)
  • BARRETO, Edda Maria Peixoto (SEEDUC)
  • LUQUETTI, Eliana Crispim França (UENF)

Resumo

     Desde as últimas décadas do século XIX, a linguagem humana tem sido objeto de estudo de diversos grupos de profissionais. Isso se deve ao fato de ela estar relacionada a uma capacidade própria do ser humano: a comunicação. A linguagem tanto pode ser entendida de uma forma mais geral, quanto de forma mais específica, para os usuários do português, ela tem sentido mais amplo, ficando a língua portuguesa como um caso específico dela, uma vez que existem diversos tipos de linguagem além da verbal. Quando tomada como conceito geral, a linguagem refere-se à capacidade humana de aprender e usar sistemas de comunicação mais complexos como, por exemplo, o sistema de programação de computadores. Este artigo tem como objetivo evidenciar o caráter interdisciplinar da linguagem, uma vez que ela nos acompanha por toda a vida, do momento de nosso nascimento até o fim de nossa existência, estando, portanto, presente em todas as situações de aquisição de conhecimento. Além disso, pretende-se apontar a interdisciplinaridade como a possibilitadora de um saber mais consistente, visto que proporciona que o aprendizado se efetive de forma mais global, menos fragmentada, em consonância com a visão de que o conhecimento tem como base um caráter integrador e que essa integração dos saberes tem sido muito valorizada na atualidade.

Palavras-chave:

Cognição. Interdisciplinaridade. Linguagem.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos