20. A linguagem nas danças de matrizes indígenas e africanas conforme a Base Nacional Comum Curricular

Autores

  • AZEVEDO, Priscilla Gonçalves de (UENF)
  • MARTINS, Jhonatan da Silva (UENF)
  • VASCONCELLOS, Rackel Peralva Menezes (UENF)
  • GOMES, Fernanda Rodrigues Guedes (UENF)

Resumo

     O presente trabalho busca compreender a Lei nº 11.645/08, incluindo elementos históricos e culturais, buscando trazer elementos da linguagem, bem como saberes sobre as danças de matriz africana e indígena no contexto da Educação Física escolar. A dança como linguagem possibilita vivências e expressões por meio do movimento, utilizando o corpo como objeto de comunicação e elemento cultural. A linguagem das danças de matrizes indígenas e africanas é tratada especialmente nos 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental, como uma temática da Educação Física Escolar, incluída na área de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, conforme a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018). Sobre essas danças, os conteúdos apresentam-se por meio de manifestações da linguagem, reconhecidas socialmente, possibilitando a criação e a consciência corporal, corroborando a importância da cultura indígena e africana como identidade social. Para desenvolvimento desse exposto, foi utilizada como estratégia metodológica uma pesquisa qualitativa, por meio de uma revisão bibliográfica, trazendo o entendimento sobre a linguagem nas danças de matriz indígena e africana, de acordo com a BNCC. Nesse sentido, entendemos a relevância das danças de matriz indígena e africana enquanto elemento de identidade, dando enfoque aos aspectos culturais, bem como elemento constituinte de símbolos e significados. Portanto, torna-se fundamental a difusão de trabalhos que favoreçam diferentes abordagens sobre a linguagem por meio das danças indígenas e africanas.

Palavras-chave:

Linguagem. Lei nº 11.645/08. Danças indígenas e africanas.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos