21. A literatura infantil em dispositivos digitais: possibilidades para o desenvolvimento da leitura

Autores

  • BARROS, Caroline dos Santos Florentino de (IFF)
  • RANGEL, Ingrid Ribeiro da Gama (IFF)

Resumo

     Durante a fase do predomínio da escrita (LÉVY, 2010), o principal suporte da literatura infantil era o livro impresso. Com o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, houve uma ampliação das possiblidades de divulgação do texto literário. A criança com acesso a tecnologias digitais, por exemplo, tem a possibilidade de ler textos em plurais formatos que podem corroborar para o seu desenvolvimento cognitivo. Além disso, a facilidade de compartilhamento no meio digital tem potencial para tornar o texto literário mais acessível. A partir desse contexto, o este trabalho objetiva verificar como as publicações acadêmicas recentes têm abordado as possibilidades da literatura infantil, em suportes digitais, para o desenvolvimento da leitura. Como percurso metodológico, efetuou-se um levantamento de artigos publicados entre os anos de 2016 e 2021 realizando-se uma pesquisa sistematizada nas bases de dados Scielo, Periódicos Capes e Google Acadêmico. Por meio de critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 6 artigos para a revisão das publicações acadêmicas recentes sobre o tema. Após a análise dos textos, espera-se ter elementos para refletir sobre as implicações que envolvem a utilização da literatura em diferentes suportes.

Palavras-chave:

Leitura. Literatura infantil. Tecnologias digitais.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos