24. A Nova Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: acontecimento discursivo ou enunciativo?

Autores

  • ALENCAR, Marina de Alcântara (FACIT)
  • LEITE, João de Deus (UFT)

Resumo

     Este trabalho busca analisar o processo de criação da BNCC novo Ensino Médio através do viés teórico analítico da Análise de Discurso Francesa. Utilizamos como referencial teórico os conceitos de Acontecimento discursivo, acontecimento enunciativo, formações discursivas e condições de produção trazidos pelos teóricos Pêcheux (1969; 1975), Indursky (2003) e Zoppi Fontana (2009). Começamos fazendo um retrospecto histórico das condições de produção da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e finalizamos com a análise da Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. O que podemos perceber a partir da análise dos objetivos e princípios norteadores do novo ensino médio é que a sua implantação pode promover um verdadeiro acontecimento discursivo.

Palavras-chave:

Acontecimento. BNCC. Análise de Discurso Francesa.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos