25. A ortografia nas propagandas da década de 1930: um estudo preliminar

Autores

  • ALVARENGA, Monique Mattos Azevedo de (UEMS)

Resumo

     As sociedades passam por transformações ao longo do tempo e as mudanças apresentadas na economia, política e cultura se refletem nas formas na comunicação, na língua e, inclusive, na ortografia. De tempos em tempos, o nosso sistema ortográfico passa por mudanças para responder às transformações da sociedade e da língua. Tomando por base esse dado, as propagandas em jornais e revistas são importantes recursos onde podemos verificar tais transformações, já foram publicadas em veículos de massa que precisam refletir a sociedade para comunicar. O objetivo desse trabalho foi realizar um estudo sobre a ortografia em propagandas brasileiras no período do Acordo Ortográfico Luso-brasileiro de 1931, a partir da contextualização do cenário econômico, político e cultural da época, tendo como referencial teórico Coutinho (1938) e outros. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica teórica sobre o tema e análise de propagandas da época.

Palavras-chave:

Ortografia. Propagandas. Língua portuguesa.

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Publicado

29-12-2021

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Seção

Artigos