28. A relação entre o ethos feminino e os modalizadores em atividades de listening: uma análise comparativa entre as coleções Way to go! e Voices plus

Autores

  • LIMA, Rafaela Sepulveda Aleixo (UENF e IFF)
  • LIMA, Victor Ribeiro (UENF)

Resumo

     A língua inglesa, como língua de comunicação interétnica e de agenciamento crítico, assume uma função de língua franca, trazendo à tona discussões acerca dos sentimentos de não identificação e dos discursos de valores globalizantes presentes nos livros didáticos de língua inglesa. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a relação entre o ethos feminino e os modalizadores em atividades de listening nos primeiros volumes das coleções mais e menos adotadas, respectivamente, Way to go! (Editora Ática, 2016) e Voices Plus (Editora Richmond, 2016), no último Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNLEM, 2018). Para tal, discutem-se os valores, comportamentos e ideais do sistema patriarcal à luz da teoria feminista (SAFFIOTI, 1979; BOURDIEU, 1989); define-se o ethos através das teorias de Maingueneau (2018); compreendem-se as modalizações deônticas, epistêmicas e categóricas de Kock (2004); e, por fim, analisam-se quais éthe são discursivamente incorporados nos referidos volumes. Assim, percebe-se que a coleção Way to go! está centrada nas dimensões experienciais e categoriais (do ethos) efetivando um ethos comportamental que naturaliza estereótipos femininos. Já a coleção Voices Plus está centrada na dimensão ideológica, incorporando um ethos feminista e dando visibilidade às lutas das mulheres.

Palavras-chave:

Modalizadores. Ethos feminino. Livros didáticos.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos