33. Abordagens de professores no ensino de Língua Inglesa em uma escola pública do Maranhão, o uso das tecnologias

Autores

  • NETO, Antonio Cilírio da Silva (UEMA)
  • SOUZA, Rafael Serra de (UEMA)

Resumo

     Este artigo tem por objetivo investigar como os professores abordam o ensino de língua inglesa em uma sala de aula do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Maranhão. Diante disso, nos fundamentamos nos documentos oficiais (BNCC, 2017) para discorremos sobre as propostas e os entraves no processo de ensino e aprendizagem da língua estrangeira. Embasa-se na BNCC como documento normatizador e orientador e em teóricos como Santos (2010) e Rajagopalan (2013) para identificarmos as abordagens e desafios que o professor de inglês deva se fundamentar nesse ensino. Metodologicamente, partimos de leituras, reflexões críticas e argumentativas de bibliografias buscadas em livros e artigos científicos, dados que foram analisados qualitativamente. Para a obtenção dos dados, também, aplicamos questionários direcionados aos professores. As nossas considerações mostraram falhas no ensino de inglês por falta de recursos, por escassez de formações continuadas e capacitações em meios tecnológicos que dessem auxílio satisfatório na prática docente, enfim, a pesquisa apresentou os desafios enfrentados por professores para um ensino profícuo nessa disciplina.

Palavras-chave:

Prática docente. Ensino de inglês. Uso de tecnologias.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos