36. Alfabetização do educando cego ou com baixa visão: a recorrencia de estudos sobre o presente tema no Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBALF

Autores

  • TAMY, Nathália Rosalino (UENF)
  • FREITAS, Raquel França (UENF)

Resumo

     Esse estudo tem como objetivo apresentar um levantamento sobre a recorrência de pesquisas apresentadas no Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBALF, desde a sua primeira edição em 2013. Para isso, discutimos a relevância do congresso e suas implicações no âmbito nacional de construção de políticas de alfabetização. Além disso, utilizamos algumas concepções teóricas que fundamentam as discussões sobre tema de alfabetização no Brasil, da autora Magda Soares. Assim, coletamos os dados das cinco edições do congresso: 2013; 2015; 2017; 2019 e 2021, que trazem como proposta a questão da alfabetização de discentes cegos ou com baixa visão, assim como, quais as metodologias utilizadas nesse processo, às literaturas recorrentes na abordagem do tema, como também, seus enfretamentos e desafios no processo de aquisição do conhecimento desses sujeitos.

Palavras-chave:

Alfabetização. Cego. Baixa visão.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos