37. Análise comparativa dos critérios avaliativos na produção textual em processos seletivos do IFCE e do IFRN

Autores

  • RIBEIRO, Jorge dos Santos (UERN)

Resumo

     Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são instituições educacionais cuja qualidade do ensino é reconhecida e referenciada pela sociedade. Nesse sentido, pretendemos com este trabalho – que se configura como uma extensão da discussão nas disciplinas Gêneros Discursivos/Textuais e Práticas Sociais e Fonética, Fonologia e Ensino –, comparar os critérios avaliativos adotados para a correção da produção textual nos processos seletivos de dois Institutos Federais: o do Ceará (IFCE), estado no qual resido e trabalho, e o do Rio Grande do Norte (IFRN), estado no qual estou cursando o Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no Campus Avançado de Assu. No que diz respeito às questões teóricas, é pertinente frisar que recorremos à Sociolinguística, com foco nos preceitos de Bagno (2006), e às concepções de gênero textuais e elementos de textualidade, a partir de Marcuschi (2008). Como resultados esperados, é possível verificar que há, notadamente, uma valorização da Norma Culta Padrão em um dos institutos, ao passo que o outro contempla os elementos de textualidade, valorizando, assim, as ideias do aluno.

Palavras-chave:

Critérios Avaliativos. Produção Textual. Norma culta padrão.

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Publicado

29-12-2021

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Seção

Artigos