38. Análise comparativa entre o projeto pedagógico de um Curso de Graduação em Secretariado Executivo e relatórios produzidos pelos discentes à luz da Linguística de Corpus

Autores

  • LIMA, Thereza Cristina Souza (UNINTER)
  • CZAJKOWSKI, Adriana (UNINTER)
  • CEGAN, Edilaine (UNINTER)
  • FERNANDES, Flavia Roberta (UNINTER)
  • ALMEIDA, Rafaela Aparecida de (UNINTER)

Resumo

     Este artigo tem por objetivo comparar dados oriundos do Projeto Pedagógico de um Curso de Graduação em Secretariado Executivo, bacharelado, de uma Instituição de Ensino Superior, situada no sul do Brasil, mais especificamente considerando o perfil do egresso, com as temáticas abordadas pelos discentes desse curso em um corpus de relatório de estágio supervisionado. No que diz respeito à base teórica, consideraram-se, primeiramente, aspectos legais pertinentes à composição do curso em pauta. Em um segundo passo, foram efetuadas análises quantitativas e qualitativas, possibilitadas pelos preceitos da Linguística de Corpus, no corpus relatório de estágio supervisionado. Os resultados obtidos indicaram certa congruência em relação à documentação e à lista de palavras-chave do corpus; porém, observou-se também a baixa ocorrência de palavras de conteúdo significativo, o que possibilita inferir a necessidade de maior ênfase às temáticas relacionadas a tais palavras nas disciplinas do curso.

Palavras-chave:

Linguística de Corpus. Relatórios de Estágio. Projeto Político Pedagógico.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos