41. Análise discursiva do tratamento da algia crônica na educação em saúde e a relação entre idosos e o modelo atual de saúde

Autores

  • NUNES, Olavo Ferreira (UENF)
  • TORRES, Lidiane Silva (UENF)
  • MANHÃES, Fernanda Castro (UENF)

Resumo

     Com o atual cenário demográfico, percebemos um considerável aumento da senilidade, principalmente, devido às mudanças nos pensamentos sobre o estilo de vida, como também por questões políticas, como a criação de políticas sanitárias e de saúde pública, que transformaram de forma progressiva o cenário mundial. Entretanto, questões associadas à velhice ainda assolam grande parte da população, como a dor crônica, decorrente de diversos fatores, como alterações morfológicas do próprio organismo ou por patologias associadas ao trabalho dessas pessoas. Como a educação em saúde é um importante instrumento de informação e ferramenta de comunicação para transformar conteúdos complexos em linguagem simples, entende-se a necessidades em entender através da metodologia de análise discursiva a relação entre informação sobre dor crônica e o papel da educação na linguagem de novos conhecimentos para e sobre os idosos que sofrem com as algias. Portanto, trata-se de estudo qualitativo de revisão de literatura, com a metodologia de Análise de Discurso. Conclui-se inicialmente que explanar esses discursos, é uma maneira de avaliar as distintas maneiras pelas quais os indivíduos, alvos dessas ações educativas e cuidados paliativos, tornam-se sujeitos.

Palavras-chave:

Dor crônica. Educação em saúde. Análise de Discurso.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos