1. A contação como gatilho para o imaginário e a aprendizagem na educação infantil

Autores

  • OLIVEIRA, Camila (FNSL)
  • SANTANA, Elissandro dos Santos (FNSL)
  • AMARAL, Ana Joaquina (FNSL)
  • CÂMARA, Denys Henrique Rodrigues (CIEPS)

Resumo

     Este trabalho resulta de pesquisa acerca de empiria docente, em formação, sobre a contação de história como gatilho para o imaginário e a aprendizagem da criança. Para o desenvolvimento da pesquisa, no formato memorial empírico e bibliográfico, realizouse uma revisão de fontes para a consubstanciação da análise de que o ato de contar ou de narrar é essencial para a formação de crianças com competência leitora, imaginativa e produtora de sentidos desde os primeiros anos de escolarização. Com esta investigação em torno da própria práxis, algo ainda rechaçado em alguns espaços acadêmicos, houve a possibilidade de aliar saberes adquiridos no ensino de literatura infantojuvenil com a prática docente (em construção) em sala de aula a partir do objeto estudado, o que imprime valor e sentido ao próprio ato de pesquisar e de ensinar. Em suma, os resultados alcançados propiciam, de alguma forma, novas reflexões sobre a contação de histórias nos processos de ensino e de aprendizagem no ambiente escolar na educação infantil.

Palavras-chave:

Aprendizagem de língua materna. Educação infantil. Contação de história.

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Publicado

05-12-2019

Edição

Seção

Artigos