50. As contribuições filosóficas de Paulo Freire e a linguagem na análise fenomenológica de Heidegger para um ensino contemporâneo”

Autores

  • TEIXEIRA, Peterson Gonçalves (UENF)
  • QUINTINO, Amaro Sebastião de Souza (UENF)
  • NASCIMENTO, Crisóstomo Lima do (UENF)
  • CORRÊA, Jackeline Barcelos (UENF)

Resumo

     O ensino contemporâneo tem buscado nas últimas décadas, em particular, aproximações entre a linguística, a linguagem e a educação, com foco em discutir a visão de comunicação que Paulo Freire apresenta em alguns de seus livros, a partir da elaboração crítica dos teóricos do discurso sobre o processo comunicativo. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre a filosofia de Paulo Freire e Heidegger no qual enfoca que o ensino consiste na maneira de educar e que está vinculado ao cotidiano dos estudantes. Concomitantemente pretende-se fazer uma análise da linguagem fenomenológica de Heidegger e do conhecimento baseado na coisificação. Pesquisadores como: Freire (2005), Almeida (2005), Carneiro (2006), Prado (2008), Heidegger (2002; 2003; 2005; 2006; 2012) entre outros foram consultados para a realização do trabalho. Metodologicamente consiste na revisão bibliográfica com base nos estudos do Gil (2012), baseada também em estudos de livros e artigos científicos, cujas fontes teóricas embasam na busca de respostas sobre o tema abordado. Por fim, observa-se que a comunicação está presente, e é algo vital na vida do ser humano. Constatou-se que a linguagem é o sistema pelo qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, porém, no mundo globalizado em que se vive é necessário se atentar para esse novo modo de interação, que é o modelo virtual, mantendo a conexão com o mundo.

Palavras-chave:

Educação. Linguagem. Análise Fenomenológica.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos