56. Buscando um novo design para a prática da escrita nas séries do Ensino Fundamental: o uso das redes sociais em evidência

Autores

  • SILVA, Danielle Soares da (UENF)
  • BARRETO, Rhaísa Sampaio Bretas (UENF)
  • FERREIRA, Silvia Goulart (UFRJ)

Resumo

     Ensinar a escrever sempre foi uma das tarefas mais difíceis no processo ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa devido à dificuldade dos alunos para a elaboração e exposição de suas ideias através da língua escrita. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre o ensino de produção textual, os letramentos e multiletramentos na prática docente e o uso das diferentes redes sociais para desenvolver a escrita e a produção de diferentes gêneros textuais. Sendo assim, propõe-se um estudo bibliográfico em livros e artigos científicos em busca de respostas sobre o tema abordado. A partir das análises realizadas foi possível concluir que o uso das redes sociais como recurso didático para facilitar o desenvolvimento da prática da leitura e da escrita e a produção de diferentes gêneros é uma realidade que pode ser considerada. Sendo assim, o professor deve incorporar à sua prática docente atividades que promovam a leitura, a análise e a produção textual voltada para os diferentes gêneros que permeiam as redes sociais, contribuindo para a formação de alunos mais letrados fora e dentro dos ambientes virtuais.     

Palavras-chave:

Letramento. Produção textual. Redes sociais.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos