62. Conhecendo o front matter no dicionário bilíngue português/inglês: proposta de atividade sob a perspectiva da lexicografia pedagógica

Autores

  • FERREIRA, Giselle Vasconcelos dos Santos (UFMS)
  • MÜLLER, Luciene Cristina Paredes (UFMS)
  • FRANCISCO, Joseane Aparecida de Souza (UFMS)

Resumo

     Os estudos em Lexicografia Pedagógica surgiram a partir da observação de professores que constataram que dicionários monolíngues, destinados aos falantes de língua materna, não atendiam aos anseios e necessidades de um aprendiz de língua estrangeira. Diretrizes e parâmetros foram delineados para que os dicionários fossem elaborados atendendo aos diferentes níveis de conhecimento do aprendiz. Observa-se, contudo, que a utilização do dicionário é feita, em muitos casos, apenas com a procura de significados e grafia de palavras. Para que o aprendiz possa tirar o maior proveito da obra lexicográfica, é necessário que ele conheça como a obra funciona, para que serve e o que se pode esperar dela. Este trabalho apresenta uma análise descritiva sobre o Front Matter de dicionários bilíngues Português/Inglês com o objetivo de verificar como esse componente se apresenta nas obras e se contribui para uma utilização didática dos dicionários selecionados. Após a análise, o trabalho apresenta uma sugestão de atividade com o intuito de levar o consulente a conhecer e, posteriormente, a explorar esse componente podendo assim, contribuir para a autonomia do aprendiz nas consultas à obra lexicográfica.

Palavras-chave:

Front Matter. Letramento lexicográfico. Lexicografia pedagógica.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos