65. Contribuições da Sociolinguística para o ensino de Língua Portuguesa: análise do papel do professor e a diversidade no contexto escolar

Autores

  • cândido, Natan Martins Bordua (UniREDENTOR)
  • SILVA, Sinthia Moreira (UENF)

Resumo

     Todos os seres vivos exigem passar por períodos de adaptações para se manterem vivos. De igual modo, o ensino da língua portuguesa como língua materna vem exigindo uma postura diferente por parte dos educadores. Logo, muitos métodos de ensino tradicionais se apresentarão ineficazes em um futuro próximo, devido ao crescente avanço da tecnologia e ao pouco avanço de sua exploração em sala de aula. Portanto, muito se tem a transformar com as contribuições da sociolinguística. Este trabalho objetiva analisar as contribuições que a sociolinguística traz para o ensino de língua portuguesa e o papel do professor para atuar diante desse contexto escolar, formado por variantes de gêneros e línguas, com a intenção de promover um enriquecimento cultural sem que haja preconceito linguístico. Para sua construção, realizou-se pesquisa bibliográfica, baseada em livros e artigos científicos, composta de fontes teóricas que embasam a busca de respostas sobre o tema abordado. A partir das informações apuradas pode-se concluir que ainda é possível afirmar que a escola não reconhece por completo a realidade heterogênea da língua e ainda se atenta apenas à propagação da língua cultivada pela tradição gramatical.

Palavras-chave:

Ensino. Contribuições da sociolinguística. Diversidade no contexto escolar.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos