66. Cultura digital e ensino de línguas: desafios da formação de professores

Autores

  • GONÇALVES, Lilia Aparecida Costa (UNIGRANRIO)
  • VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa (UNIGRANRIO)

Resumo

     As mudanças provocadas pelas tecnologias digitais têm demandado um olhar mais profundo sobre os usos feitos de ferramentas e recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem. As mídias digitais são mecanismos de socialização que podem funcionar como uma escola paralela (BÉVORT; BELLONI, 2009), porque são espaços que desenvolvem a autonomia dos discentes, permitindo, portanto, um novo modelo de aprendizagem. A cultura digital viabiliza diversas possibilidades de comunicação, interação, acesso e publicação de conteúdo, fazendo emergir implicações para a prática docente. Neste sentido, considera-se relevante que seja repensada a formação de professores de línguas para que esses profissionais possam fazer uso consciente e crítico das tecnologias digitais. Ou seja, que haja, de fato, apropriação desses recursos, superando, dessa forma, ao uso meramente instrumental. Este artigo destaca a necessidade de uma formação que promova o uso crítico e criativo das tecnologias digitais em práticas pedagógicas de professores.

Palavras-chave:

Cultura digital. Língua portuguesa. Formação de professores.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos