67. De Thoreau a Greta Thunberg: a discussão de meio ambiente em sala de aula de Língua Inglesa

Autores

  • MONCLARO, Ana Beatriz Menna Barreto (UVA)
  • DIAS, Silvana Moreli Vicente (UVA)

Resumo

     A temática do meio ambiente é de suma importância na atualidade, dado que é um dos assuntos mais discutidos por todo o globo. No Brasil, existe uma lacuna quanto a essa temática no âmbito educacional, que pode ser enfrentada, de forma mais enérgica, com o objetivo de impulsionar a transformação na sociedade. A proposta deste artigo é, de forma crítica e reflexiva, desenvolver um projeto didático voltado para o ensino da língua inglesa em uma a escola pública no Rio de Janeiro, a fim de promover um ensino contextualizado, para além da ortodoxia gramatical. Para a sua materialização, a base de estudos será a seleção de trechos da obra literária americana Walden [A vidas nos bosques], de H. D. Thoreau, um escritor que, além de uma abordagem ecológica, contemplou também aspectos existenciais ao refletir sobre o comportamento humano frente à relação do homem com a natureza. Para essa pesquisa, as principais fontes consultadas foram: Rojo, 2013; Nance-Carroll, 2021; Nilssen, 2020. Paralelamente, pretende-se apresentar aos alunos dois discursos emblemáticos da jovem Greta Thunberg, um deles apresentado na Organização das Nações Unidas (ONU) e o outro publicado em mídias sociais, ambos com o objetivo de engajar pessoas, principalmente os jovens, a serem participativos na questão ambiental, com empatia e solidariedade. No contexto do ensino de língua inglesa, serão trabalhados diferentes gêneros textuais com o propósito de expandir o conhecimento deste aluno e fazê-lo enxergar as conexões literárias e culturais possíveis desde a literatura até a um meme.

Palavras-chave:

Multiletramentos. Língua inglesa. Meio ambiente.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos