69. Desde relações sociolinguísticas e discursivas à formação de professores de língua estrangeira

Autores

  • MAIA, Francisca Paula Soares (UNILA)

Resumo

     Este relato situa-se na área de ensino de Português como Língua Estrangeira. Traz, como resultado de estágio pós-doutoral, algumas reflexões em torno da necessidade de uma formação de professores de Português Língua Estrangeira (PLE) com visão intercultural e inter/transdisciplinar. Começo por mostrar como uma pesquisa anterior que fiz no Estado do Paraná, mais especificamente em Foz do Iguaçu, foi o ponto de partida para esse estágio, ao me despertar para a questão da invisibilização de alunos estrangeiros na comunidade escolar de ensino básico. Questão essa apresentada por Santos (1999), relacionada ao mito do monolinguismo denunciado por Cavalcanti (2013), mas ainda carente de uma política pública que favoreça a devida atenção a crianças filhas de imigrantes, principalmente no atual “cenário internacional de crise” (DINIZ; NEVES, 2018). Na sequência algumas ideias são apresentadas a partir do olhar e leituras dos fenômenos sociais que Bakhtin (1986,1997) favorece. Por fim, consideramos que é preciso políticas públicas mais objetivas na formação de professores para a internacionalização do Brasil.

Palavras-chave:

Internacionalização. Relato de Experiência. Formação de Professores de PLE.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos