70. Desenvolvimento linguístico e cognitivo da criança e as influências das novas linguagens digitais

Autores

  • rosa, Priscilla Maria Faraco (UENF)
  • TORRES, Lidiane Silva (UENF)

Resumo

     Este ensaio tem como objetivo apresentar dois campos centrais de nossas pesquisas ao estudar os impactos das novas linguagens digitais no desenvolvimento cognitivo e neuropsicomotor da criança até a segunda infância. Em primeiro lugar, situamos a formação e o desenvolvimento linguístico da criança, partindo de formulações do campo da linguística e posteriormente dos autores Piaget e Vygotsky para entender o desenvolvimento da linguagem na fase de desenvolvimento infantil. E em segundo lugar, pretende-se abordar as influências das tecnologias digitais e do tempo em excesso no desenvolvimento cognitivo e linguístico, em que o transtorno de atenção pode ser identificado a longo prazo. Para isso, a metodologia de desenvolvimento deste trabalho é qualitativa, tendo sido realizada através da revisão de literatura. Com isso, buscamos discutir quais os principais efeitos negativos envolvendo o tema em questão, suas causas e consequências. É notório nas pesquisas que o acesso cada vez mais precoce e sem tempo limite de acesso pelas crianças até a segunda infância tem influenciado no desenvolvimento cognitivo e principalmente no linguístico uma vez que é nessa fase que acontece a formação da estrutura linguística do indivíduo. Os dados demonstram, dentre as principais influências, que, com o tempo, sintomas de transtornos de déficit de atenção podem aparecer mais tarde. Por isso, a necessidade cada vez maior de pesquisas interdisciplinares com a atenção voltada para a saúde infantil da criança e o seu desenvolvimento em tempos de globalização.

Palavras-chave:

Infância. Desenvolvimento linguístico. Desenvolvimento linguístico. Linguagens digitais.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos