74. Discursividade na mídia em torno de Dilma Rousseff: efeito-sentido de (in)competência e (des)honestidade

Autores

  • BARBOSA, Leandro Chagas (UESB)
  • FONSECA-SILVA, Maria da Conceição (UESB)
  • BITTENCOURT, Joseane Silva (UESB)

Resumo

     Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa maior e tem por objetivo identificar e analisar o que é repetido e atualizado na discursivização midiática sobre o sujeito político Dilma Rousseff, no que se refere ao efeito de competência/incompetência e ao efeito de honestidade/desonestidade em relação a sua trajetória política. O corpus selecionado é constituído por matérias sobre política veiculadas em jornais e revistas, que circularam entre 2011 e 2021. Para a realização das análises, mobilizamos alguns postulados do quadro teórico da Análise de Discurso (AD), em especial os defendidos por Pêcheux (1983a; 1983b) acerca da memória discursiva e da relação estrutura e acontecimento. Os resultados indicaram que, nos discursos veiculados nas materialidades analisadas, há em funcionamento uma memória discursiva na qual Dilma é convocada a ocupar as posições-sujeito política honesta, porém incompetente. Os resultados mostraram que a regularidade dessa relação constitui o funcionamento de uma memória discursiva sobre Dilma, que perpassa o período de seus dois mandatos na presidência do Brasil e, ainda hoje, continua em funcionamento.

Palavras-chave:

Discurso.. Mídia. Dilma Rousseff.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos