76. Discussões em torno das linguagens aplicadas ao ensino de Biologia

Autores

  • DIAS, Aline Peixoto Vilaça (UENF)
  • AGOSTINHO, Gelbis Martins (UENF)
  • SILVA, Luciana de Oliveira (UENF)
  • LUQUETTI, Eliana Crispim França (UENF)
  • SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de (UENF)

Resumo

     A comunicação é uma ferramenta imprescindível no processo educativo. Para o ensino de Biologia várias são as formas de promover essa comunicação, seja com linguagem verbal como escrita ou fala e até mesmo linguagem não verbal com figuras, placas, cores. Dessa forma o aluno pode ter mais facilidade para aprender. O que acontece muitas das vezes é que as aulas se limitam a exposição de conteúdo de forma expositiva, o que pode levar ao aluno a ter um aprendizado sem significado, fragmentado. Visto isto, o trabalho justifica-se pela necessidade de mostrar que diversas formas de linguagens podem ser associadas ao Ensino de Biologia. Portanto, definiu-se como objetivo de o presente artigo abordar diversas formas de linguagens que podem ser aplicadas ao Ensino de Biologia. Para isso a metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Os resultados apontam que usar figuras, textos de diversos gêneros textuais, modelos didáticos e outros recursos pode ser uma forma de tornar o Ensino de Biologia mais atrativo para os educandos. Conclui que usar várias formas de linguagens é uma das possibilidades de levar até os educandos um ensino mais significativo, assim colaborar com sua formação cidadã.

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Linguagens. Ensino de Biologia.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos