83. Escrever para quem? reflexões sobre a utilização do cordel como ruptura do academicismo

Autores

  • ALMEIDA, Daniel Dias de (SEMEC Cambuci)
  • DIAS, Emily Fuly (UFF)

Resumo

     O presente trabalho tem por objetivo, a partir de experiências pessoais na produção e registro de aprendizagens, enfatizar a necessidade de discutir sobre a utilização do cordel como ruptura da linguagem acadêmica elitista, ponderando assim, a finalidade da escrita, como tem sido produzida e para quem.  A metodologia utilizada para a construção do artigo foi descritiva, com análise analítica dos textos apresentados na disciplina “Escola da Infância II” ministrada na Universidade Federal Fluminense, no curso de Licenciatura em Pedagogia. Buscando compreender a utilização da oralidade popular como instrumento de construção de capital cultural, este estudo nos possibilitou enxergar uma outra necessidade de interação dentro da academia, utilizando elementos estéticos e naturais que trouxeram uma nova relação dos alunos para com o meio acadêmico.

Palavras-chave:

Fragmento estético. Produção Acadêmica. Literatura de Cordel.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos