88. Estudo de caso da escola libanesa brasileira: aspectos socioculturais do ensino da língua árabe na tríplice fronteira

Autores

  • REINALDO, Gabriela Alejandra Blanco (UNILA)
  • MAIA, Francisca Paula Soares (UNILA)

Resumo

     Neste artigo, é analisada a Escola Libanesa Brasileira (ELB) como um espaço escolar onde se ordenam e reordenam a identidade da comunidade árabe muçulmana. Investigamos as práticas sociais e culturais da transmissão do ensino da língua árabe desde uma perspectiva interdisciplinar em um contexto marcado pela riqueza da diversidade cultural e linguística como é Foz do Iguaçu PR, cidade que se encontra no sul do Brasil e delimita com Paraguai e Argentina, uma região fronteiriça caracterizada pela pluralidade cultural. Desta forma problematizamos a Escola Libanesa Brasileira enquanto um espaço de valorização e reconstrução de identidades da comunidade árabe em Foz do Iguaçu. O principal objetivo é ter uma compreensão da transmissão da cultura árabe por meio da língua e outros elementos importantes que foram examinados no desenvolvimento deste artigo. Em um primeiro instante problematizamos a história e a chegada da comunidade árabe no Brasil, aspetos históricos, migratórios e sociais, para assim logo entender como se formaram as instituições representativas da cultura da comunidade muçulmana. Dessa maneira entendemos que a Escola Libanesa Brasileira tem um papel importante na transmissão da cultura árabe, pois a linguagem é uma prática social. Quando é ensinada uma língua também é ensinada sociedade e cultura. A ELB propõe ações que possibilitam conservar essa cultura, e reforça particularidades valorizadas pela comunidade árabe muçulmana em Foz do Iguaçu. Além do ensino de língua árabe, tem a peculiaridade do ensino da religião. São esses aspectos que fizeram com que essa escola fosse um ponto importante para realizar a pesquisa, na região trifronteiriça.

Palavras-chave:

Islão. Língua árabe. Escola Libanesa Brasileira (ELB).

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Publicado

19-12-2021

Edição

Seção

Artigos