92. Expectativas e crenças de graduandos em Letras Português como Língua Estrangeira

Autores

  • ROCHA, Patrick (UNILA)
  • MARTINY, Franciele Maria (UNILA)

Resumo

     Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica (IC), que teve como objetivo principal abordar as crenças e expectativas dos discentes do curso de licenciatura em Letras, voltado à formação para ensino de português como língua não materna (PLE). Assim, o objetivo do estudo foi focalizar as opiniões, anseios, expectativas e sentimentos do alunado, coletados de maneira híbrida, articulando princípios da investigação qualitativa aos da quantitativa (BAZARIM, 2008), dentro do escopo Linguística Aplicada em diálogo com os estudos sociolinguísticos em um contexto universitário brasileiro com vocação latino-americana. A problemática advém dos recorrentes casos de desistência nos cursos de formação docente no país, e também verificados nessa graduação, o que suscita a formulação de alguns questionamentos, como qual seria o perfil do referido alunado, bem como suas pretensões. Assim, a pesquisa analisou os posicionamentos dos graduandos de turmas iniciantes e concluintes de 2020, por meio da aplicação de questionários e roteiros de entrevistas em formato virtual. Verificou-se que, de maneira geral, apesar da heterogeneidade do grupo, característica da superdiversidade da instituição, os ingressantes têm como principal objetivo, no curso, aprender e aprimorar seus conhecimentos sobre as línguas (o curso forma para licenciatura dupla português e espanhol), não citando a docência ou uma possível atuação em PLE. Já os concluintes evidenciam uma mudança de expectativa sobre o curso, passando de uma ideia inicial mais centrada na aprendizagem das línguas para uma formação mais ampla, apontando, até mesmo, a falta de mais disciplinas voltados às suas práticas docentes. Novamente, o ensino de português como língua adicional segue sem ser evidenciado, bem como as oportunidades que tal campo proporciona apesar do desenvolvimento de políticas atuais de internacionalização.

Palavras-chave:

Crenças discentes. Língua portuguesa. Formação acadêmica docente.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos