94. Fanfic: ferramenta de envolvimento do estudante no universo da leitura e escrita ficcional

Autores

  • OLIVEIRA, Camila Soreano da Silva (UNIFSJ)
  • ROCHA, Ester Portugal da Silva (UNFSJ)
  • FOFANO, Clodoaldo Sanches (UENF)

Resumo

     O presente estudo pretende apresentar a fanfic como ferramenta de envolvimento do estudante no universo da leitura e escrita ficcional. Sendo assim, o gênero literário e digital fanfic pode funcionar como alternativa para explorar e ampliar o desempenho do discente ao prazer pela leitura e escrita nas aulas de Língua Portuguesa, uma vez que propostas integradas ao mundo literário sempre estiveram imersas na vida da sociedade. A metodologia deste trabalho se constitui quanto à abordagem do problema como pesquisa qualitativa; do ponto de vista dos objetivos bibliográfica, fundamentada em um acervo teórico referente ao tema abordado. Contos, crônicas, romances e poemas registram a cultura, o cotidiano e as mudanças de uma determinada comunidade. No entanto, tratando-se do cenário educacional, à medida que o estudante avança nos anos escolares, sua relação com o universo da leitura e escrita vai se dispersando, principalmente tendo em vista, o envolvimento considerável com a tecnologia. Tal situação contribui para que a literatura seja desvalorizada, juntamente com o encantamento por esse espaço de aglutinação imaginário. Desse modo, a utilização da fanfic como estratégia de motivação para a imersão do jovem brasileiro no mundo literário oferece-lhe uma versão mais atraente e contemporânea. Obtém-se, assim, um meio de ensino–aprendizagem mais cativante, efetivo e validado pelas próprias experiências dos alunos.

Palavras-chave:

Fanfic. Leitura ficcional. Gênero literário e digital.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos