96. Filosofia para crianças: proposta de uma sequência didática literária

Autores

Resumo

     Este trabalho propõe uma sequência didática com base literária e filosófica para a formação educacional de crianças. Autores como Lipman, Sharp e Oscanyan (2001), Kohan (2000), Reis (2019), reforçam a necessidade de se repensar a formação oferecida aos educandos, a qual deve estimular o questionamento, a reflexão, a criatividade, a criticidade, entre outros conhecimentos necessários para o desenvolvimento cognitivo e humano, desde a mais tenra idade. A partir do livro paradidático “Bacon, o gato filósofo e o sentido da vida”, de Verusca Reis, foi elaborada uma proposta de ensino com base no modelo de sequência didática, fundamentada por Zabala (1998), a ser aplicada em turmas do 2º ano do Ensino Fundamental. A sequência didática apresentada fundamenta-se nessas duas ciências, dada a relevância de seus objetos de estudo dentro da proposta.

Palavras-chave:

Filosofia. Literatura infantil. Sequência didática.

Biografia do Autor

Mario Botelho, (FFP-UERJ)

Sou professor universitário de Língua Portuguesa e Língua Latina na Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP-UERJ), onde leciono História da Língua Portuguesa e Língua Latina na Graduação, Morfossintaxe, História da Língua Portuguesa e Estilística da Língua Portuguesa na Especialização e Fonologia e Variação Linguística no PROFLETRAS (Curso de Mestrado Profissional).

Downloads

Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos