98. Formação indígena em Roraima: perspectivas e cenários do projeto Tamî’kan

Autores

  • SOUZA, Francisca Ângela de Oliveira (CEFORR)
  • FERREIRA, José Ângelo Almeida (UERR)
  • SPOTTII, Carmem Véra Nunes (UERR)

Resumo

     Este artigo apresenta uma breve conceituação da proposta de curso de Formação Profissional em Roraima: o Magistério Indígena. Como princípios norteadores para este artigo, focamos no Magistério Indígena Tamî’kan, realizado primeiramente pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério – CEFAM e posteriormente pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima – CEFORR. Este estudo busca oferecer uma percepção da Educação Escolar Indígena quanto a seus princípios interculturais, onde desdobram-se em reveses, perspectivas e cenários voltados a esses povos regionais referenciados nas principais políticas educacionais, legislações e reivindicações desses povos. A análise compreende a estrutura e organização, bem como a construção de novos conhecimentos provindos desse caminhar voltado a professores indígenas do ensino fundamental em Roraima. Esta pesquisa tem como base teórica autores como Candau (1998; 2009; 2014), Paladino (2012) e Grupioni (2006; 2008). Para embasamento técnico, utilizamos documentos oficiais, portanto, trata-se de uma análise reflexiva para compreensão do processo da formação indígena por meio do Projeto Indígena Tamî’kan, resultante de investigação com visão temporal, que auxiliará na retomada dos alunos remanescentes do curso de formação do Magistério Indígena do ano de 2021.

Palavras-chave:

Magistério Indígena. Educação Escolar Indígena. Formação de Professores Indígenas.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos