99. Freire-Mandela: formação de professores no contexto tecnológico

Autores

  • VERAS, Cristiano de Oliveira (UVA)
  • CUNHA, Flávia Maria Batista da (UVA)
  • SOARES, Pedro Henrique de Almeida (UVA)

Resumo

     O presente trabalho buscou trazer luz às questões que envolvem o uso das chamadas TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) em ambientes de aulas virtualizadas. Para tanto, trouxe um recorte desse universo ao estudar os métodos utilizados pelos estagiários de dois projetos da Universidade Veiga de Almeida que oferecem cursos gratuitos de ensino de línguas nessa modalidade. Apoiado em análise comparativa e de cunho qualitativo, este trabalho procurou perceber como as TICs influenciam a pedagogia em sala de aula virtualizada e como estas afetam a formação de futuros docentes, além de uma visão geral sobre os aspectos linguísticos envolvidos no uso dessas tecnologias. Diante dessa análise, percebemos a real necessidade de se adequar os cursos de licenciatura a esta nova realidade, aproximando os futuros da realidade do ensino on-line. Além disso, percebemos certo desconhecimento do uso das tecnologias em aulas de português, uma vez que ocorrem com frequência em aulas de inglês, através do método comparativo. E, como grande desafio, identificamos a necessidade de se repensar a pedagogia em sala aula, uma vez que a mesma já não se configura mais como um ambiente físico, único e exclusivo de professores e alunos.

Palavras-chave:

TICs. Práticas pedagógicas. Saber-fazer pedagógico.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos