104. Interculturalidade nas aulas de Português para migrantes internacionais

Autores

  • MARTINS, Giovana Rosa (UEMS)
  • SILVA, João Fabio Sanches (UEMS)

Resumo

     Pesquisas contemporâneas relacionadas à aprendizagem de línguas defendem uma visão de linguagem carregada de valores culturais. Por esse motivo, várias pesquisas que elencam questões interculturais foram desenvolvidas (BARBOSA 2009; 2015; KRAMSCH, 2009; MENDES, 2011; 2014; BYRAM; 2009). O presente artigo propõe-se a revisitar a ideia de cultura, língua–cultura e interculturalidadee sua relação com a língua, ressaltando a atualidade desse tipo de reflexão para a área de aprendizagem de línguas. Assim, esse artigo tem por objetivo analisar se as atividades propostas em um curso de Português para migrantes internacionais podem proporcionar momentos de interculturalidade. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, insere-se no campo da Linguística Aplicada (LA). Por meio deste estudo, foi possível compreender que a interculturalidade pode ser vista como um convite à reflexão e às ações envolvidas com as diferenças, bem como a sensibilização de todos que fazem parte desse processo para um olhar mais atento e empático com o “outro”. Os dados foram coletados por meio de questionário.Os resultados das análises sugeriram indícios de momentos interculturais.

Palavras-chave:

Cultura. Interculturalidade. Língua–cultura.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos