106. Leitura, escrita e letramento digital: como a tecnologia pode influenciar o ensino de Língua Portuguesa na escola

Autores

  • MONTEIRO, Rysian Lohse (UENF)
  • ALMEIDA, Luciana da Silva (UENF)
  • SOUZA, Tatiane Almeida de (UENF)
  • LUQUETTI, Eliana Crispim França (UENF)

Resumo

     O cenário educacional contemporâneo se caracteriza pela forte presença das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), o que impõe desafios aos professores e a escola, uma vez que cabe a ambos oportunizar ao aluno o desenvolvimento de competências e capacidades necessárias para integrar-se como cidadão na sociedade globalizada, tecnológica e digital. Para isso, é necessário tanto repensar a educação quanto buscar os fundamentos para o uso das tecnologias e das novas linguagens que causam grande impacto na educação e determinam uma nova cultura na sociedade. Diante desse contexto, esse trabalho tem como objetivo discutir o ensino de leitura e escrita sob a perspectiva dos letramentos digitais, uma vez que, cada vez mais se espera que o ensino de Língua Portuguesa proporcione a construção de habilidades mais aprofundadas e funcionais. Para embasar teoricamente esse trabalho, nos valemos de estudos realizados por Ribeiro (2018), Coscarelli (2016), Rojo (2012), entre outros. Destacamos que é preciso discutir as implicações da incorporação de práticas de letramento digital nas escolas visando um ensino significativo com o intuito de proporcionar aos educandos uma educação modernizada, mas que ainda existe um distanciamento entre o que se ensina/aprende na sala de aula e as novas competências requeridas pela sociedade digital, necessárias para atuar no mundo além dos muros da escola.

Palavras-chave:

Escrita. Leitura. Letramento Digital.

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Publicado

19-12-2021

Edição

Seção

Artigos