109. Letramento emergente: a sequência didática no contexto da educação infantil

Autores

  • MARCÍLIO, Simone Marroso Siqueira (UENF)
  • TINOCO, Dhienes Charla Ferreira (UENF)

Resumo

     Este artigo tem como objetivo apresentar uma sequência didática para ampliação do letramento emergente na educação infantil, enquanto ferramenta pedagógica eficaz à aprendizagem gradativa. O intuito é fomentar um espaço em que a criança possa significar e ressignificar seus conhecimentos, contribuindo na ampliação das suas práticas sociais. Aborda-se a construção do ambiente alfabetizador junto ao aluno utilizando o lúdico, de forma que contribua para inserção da leitura e escrita no processo de alfabetização e letramento. Este trabalho consiste num recorte de proposta de monografia de conclusão de curso de graduação em Pedagogia. A partir da sequência didática, o professor poderá sistematizar um aprendizado mais flexível de acordo com a capacidade dos alunos da educação infantil, dando significado e sem a antecipação da escolarização.

Palavras-chave:

Educação infantil. Letramento emergente. Sequência didática.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos